quarta-feira, 15 de abril de 2009

Atividade 2: Como trabalhar o desenho em sala de aula?


Atividade 2: Você iniciou a disciplina Linguagem Gráfica. Na 1ª semana, a unidade desenvolvida é Linguagem Verbal e Linguagem Visual.

Responda: Como trabalhar o desenho em sala de aula? Quais materiais utilizar? Como criar motivações para o desenho?
Faça um comentário e disponibilize no portfolio; anexe imagens de desenhos aplicados.


"Well, well, well..." Como já me descabelei ao dizer no fórum da matéria: Como trabalhar o desenho em sala de aula se eu não sou professor, caramba! Como trabalhar o desenho em sala de aula se eu não sou professor, caramba? Então, só me resta visualizar o ensino da sala de aula do ponto de vista de aluno e de como eu gostaria que um professor me ensinasse.

Como aluno, eu gostaria que o professor de Arte ou Desenho chegasse na porta da sala e dissesse: "Estão dispensados! Podem ir pra casa!" Mas fatalmente isso custaria o emprego dele. Então, sob a ótica de alguém que sabe que não vai ser dispensado da sala de aula e que terá que aprender desenho, eu imaginaria o ensino desta forma:

Pra abrir o apetite, o professor pediria o que sempre pede: desenho livre feito com lápis ou caneta. Ah, não tem nada melhor que desenho livre! Até quem não sabe e não quer desenhar acaba desenhando. Depois, ensinaria as formas básicas do desenho aos alunos pois será com elas que o aluno poderá desenhar qualquer coisa que lhe for pedida. Pontos, linhas e formas geométricas; tudo o que será necessário para se desenhar qualquer coisa que se veja. Mostraria que se colocarmos um círculo sobre um quadrado, teremos uma cabeça sobre um tronco. E se colocarmos mais dois círculos dentro do círculo, teremos dois olhos. Mais um círculo, uma boca. E assim, iríamos montando um bonequinho de formas geométricas que, ao final, completaríamos com linhas formando o cabelo e outros detalhes do corpo. Colocaríamos braços e pernas de retângulos e teríamos um boneco perfeito, feito de formas.

Essas mesmas formas serviriam para se desenhar copos, panelas, ferramentas, animais, etc. Creio que seria confortável a todos e daria igualdade de condições trabalhar com formas geométricas pois elas são as mesmas tanto para quem sabe e gosta de desenhar como para quem não sabe.

É uma teoria. Na prática, não sei qual seria o resultado. Podemos experimentar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário